António Ramalho Eanes é o primeiro Presidente da República português eleito por sufrágio universal directo, tendo tido um papel decisivo na consolidação da democracia.
Depois de uma longa carreira militar, com comissões de serviço em Goa, Macau, Moçambique, Guiné e Angola, o General Ramalho Eanes comandou as operações militares que uniram todas as forças políticas em torno da reconstrução da democracia em 25 de Novembro de 1975.
Homem pragmático, o General Ramalho Eanes foi Presidente da República Portuguesa de 1976 a 1986, num período de instabilidade política, tornando-se o rosto de um presidente interventivo, capaz de garantir o pluralismo democrático, de instaurar um sistema constitucional semipresidencialista, de reestruturar as Forças Armadas, restabelecer as relações internacionais, nomeadamente com os países africanos de expressão portuguesa, e defender a independência de Timor-Leste.
O General Ramalho Eanes obteve o doutoramento em Filosofia Política pela Universidade de Navarra em 2006 e é membro vitalício do Conselho de Estado, por inerência de funções.
Defendendo uma perspectiva ética da política, mantém uma intensa actividade cívica, tanto a nível político como cultural, em Portugal e no estrangeiro, participando em diversos congressos e encontros, chamando a atenção dos cidadãos para a necessidade de se organizarem e participarem civicamente.
Irá receber uma notificação quando este produto estiver disponível
Ocorreu um erro ao registar o pedido de notificação
Pedido de notificação já está registado
Pode guardar o seu carrinho registando-se ou efetuando login.